Desenvolvimento Humano

A vida é da cor que a gente pinta

A vida tem a cor que você pinta. Não importa o dia cinzento, o sol sempre aparecerá novamente para clarear o céu e avivar todos […]

A vida tem a cor que você pinta. Não importa o dia cinzento, o sol sempre aparecerá novamente para clarear o céu e avivar todos os elementos. Assim somos nós, vivendo vidas de altos e baixos. Devemos aprender com o sol que, apesar das adversidades, iremos nos levantar no dia seguinte. Portanto, cabe a nós escolher sofrer ou não diante delas. E se temos crença na melhora, não há porque perder a esperança.

Eu nunca fui do preto, tampouco costumo curtir muito o branco. Eu sou de cores! De todas elas, especialmente as mais vibrantes. E faço uma analogia com as cores para representar a minha vida: não quero passar uma vida em branco, quero emoção; não quero focar no preto ou na escuridão, quero me divertir e aproveitar cada momento; não me apego ao cinza, ao opaco, ao incolor, vou adiante até encontrar o arco-íris.

Se tem uma coisa maravilhosa que todos nós temos é a possibilidade de decidir e fazer escolhas. E mesmo naquelas situações em que achamos que estamos no fundo do poço, que não há luz no fim do túnel, podemos escolher ir adiante. Às vezes precisamos ser muito pacientes e perseverantes, mas a luz virá. De nada adianta reclamar, se vitimizar, entrar em desespero ou desistir. Está em nós a capacidade de sorrir, mesmo no meio da tristeza. Basta olharmos por um outro ângulo, enxergarmos um outro lado, um lado que pode ser muito colorido.

Tantas coisas que condenamos ou não gostamos na vida e relutamos em aceitá-las, mesmo sabendo que não vão mudar. Isto só nos fere e prejudica. Quando conseguimos acolher estes nossos sentimentos, trazendo clareza e acolhimento a nós mesmos, nos encarando como autorresponsáveis pelo que vivemos, tudo se acalma e fica mais leve. Então, passamos a desfrutar de cada lição que a vida nos traz e evoluímos.

O fato é que a realidade não é uma questão de sorte ou azar, ela é o resultado das nossas escolhas e ações. De algum modo, nos colocamos nas situações complexas. Por um bom tempo, eu não tinha me dado conta disto, mas esta foi uma descoberta que revolucionou minha existência. E uma vez que estamos cientes desta premissa, que a utilizemos a nosso favor!

Nós é que podemos colocar o vermelho do amor, o azul da calmaria, o lilás da espiritualidade, o amarelo da energia, o verde da esperança, o laranja da alegria…você escolhe quais cores e quais significados quer dar para a sua própria vida. Selecione experiências, histórias, sonhos que irão fazer sentido e deixar tudo colorido. Só não a deixe ficar sem cor ou não espere para A-cor-dar quando for tarde demais. A vida é da cor que você pinta!

Compartilhe
Artigos relacionados
Desenvolvimento Humano A Programação Neurolinguística

Quando a PNL entrou na minha vida Pois houve uma época em que eu queria entender. Começou uma ânsia por compreender o que acontecia na […]

Ler artigo
Livro Um livro: um legado

“Ter um filho, plantar uma árvore, escrever um livro.” Sim, eu sempre pensei em realizar estes três feitos. Confesso que escrever um livro parecia ser […]

Ler artigo